A gestação é sem dúvidas uma das fases mais lindas na vida da mulher. No entanto, a gestação muitas vezes vem acompanhada de dores pelo corpo e nas costas causadas pelo peso da barriga e dos seios.
Por esse motivo, muitos médicos recomendam a massagem para aliviar as dores e tornar a gestação um período mais agradável.
Pesquisas como a publicada no Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology em 1999 confirmam que a massagem na gestação reduz a ansiedade, melhora o humor, melhora o sono e reduz as dores nas costas das gestantes que receberam massagem duas vezes por semana durante cinco semanas.
Mesmo com todos esses benefícios, paira no ar algumas dúvidas sobre os tipos de massagens que uma gestante pode receber, em que parte do corpo pode ser massageada.
Para responder essas dúvidas, preparamos um artigo completo.
Tipos de massagens para grávidas
Massagem relaxante: o objetivo principal dessa massagem relaxante para grávidas é garantir o relaxamento muscular. O recomendo é que a massagem seja aplicada em cadeiras de massoterapia. A massagem não deve ser feita no abdômen e a profissional deve reduzir a pressão das mãos.
Massagem pélvica: essa técnica de massagem é interessante para as gestantes que optaram pelo parto normal. A aplicação dessa massagem deve ser feita nas últimas semanas da gestação, em um tempo de 5 a 10 minutos.
Massagem nos pés / reflexologia: o principal benefício dessa massagem para a gestante é diminuir o inchaço, melhorar a circulação e aliviar o estresse. A massoterapeuta deve redobrar os cuidados para não exagerar na pressão das mãos.
Outras técnicas de massagens como a ayurvédica e a whatsu são indicadas para a aplicação nas gestantes

Faz mal receber massagem na gravidez?
Uma dúvida muito recorrente entre as gestantes é se faz mal receber massagem no período de gravidez. As massagens pré -natais são geralmente consideradas seguras e recomendadas após o primeiro trimestre. Mesmo assim, é muito importante receber luz verde do seu médico e procurar uma massoterapeuta especialista nesses casos, ela vai saber quais tipos de massagens, melhores posições e onde massagear.
Após receber um ok do seu médico, não esqueça de avisar a massoterapeuta que você está grávida. Principalmente quando a barriga não está tão aparente
Posição ideal para grávida receber massagem
A barriga da mulher grávida não deve ser pressionada de maneira nenhuma. Por esse motivo, quando for necessário tratar as costas, existe uma marca especial para gestantes, que possui uma abertura no meio. Para massagear outras partes do corpo, é interessante que ela permaneça deitada de lado com travesseiros na barriga, na cabeça e entre as pernas.
Evite massagear sua esposa durante o primeiro trimestre.
Mesmo com todos os benefícios que vimos até aqui, não é recomendável a gestante receber massagem nos primeiros 90 dias da gravides. Isso porque o início da gravides é considerado uma fase de risco, sendo recomendado massagem apenas a partir do terceiro trimestre.
Por esse motivo, é muito importante que antes de procurar uma massoterapeuta, receber um ok do seu ginecologista obstétrico.
Use movimentos longos em vez de pressão profunda
Ao massagear uma mulher grávida, é necessário ter um controle redobrado quanto a pressão exercida. Em vez de pressionar com força, faça movimentos longos e suaves com as mãos espalmadas. E nunca é demais lembrar que não é recomendável massagear a barriga da gestante.
Procure uma massoterapeuta
Se for possível, conte com uma massoterapeuta profissional e experiente nessa linda fase da vida de uma mulher. Se você está na região de Jundiaí, ficarei muito feliz de atendê-la no meu espaço.
Endereço: R. Archippo de Almeida Fronzaglia, 50
Bairro: Vila das Hortencias
Cidade: Jundiaí – SP
CEP: 13209-390
Telefone: (11) 95687-9162
Aberto: a partir das 08h
Fecha às 21:00
Telefone: (11) 95687-9162