Massagem perder peso

Massagem para emagrecer: funciona?

Confira tudo sobre os efeitos das massagens no no processo de emagrecimento e queima de gordura.

Estamos sempre buscando receitas de dieta saudável e exercícios para conseguir manter o peso saudável e o corpo em forma, não é mesmo? E um método pouco divulgado, mas bastante conhecido é a massagem terapêutica.

Muitos estudos apontam que a massagem pode ajudar a eliminar um pouco de gordura localizada da barriga.

A pesquisa publicada no Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, mostrou que três técnicas de massagens diferentes são eficazes em diminuir gordura, sendo elas a massagem mecânica, a manipulação do tecido conjuntivo e a drenagem linfática manual.

No entanto, vale ressaltar que muitos não acreditam que a massagem sozinha seja capaz de emagrecer alguém. No entanto, muitos concordam que a massagem quando aliada a uma alimentação adequada e exercícios físicos, pode ser muito mais eficiente.

Quatro tipos de massagens que ajudam emagrecer

Massagem para emagrecer

Massagem modeladora: essa técnica de massagem é conhecida por melhorar a circulação sanguínea, acelerar o metabolismo corporal, intensificar a força muscular, combater a celulite e a reduzir a gordura. Essa última em especial foi alvo de estudo que mostram que a massagem modeladora é capaz de reduzir altos níveis de excesso de gordura localizada.

Massagem redutora: Como o nome diz, a massagem redutora não emagrece, mas causa mudança do contorno corporal. Essa massagem ajuda a modelar o corpo, melhorando o aspecto visual da Lipodistrofia e da FEG (celulite ou Fibro Edema Ginóide). As manobras manuais com movimentos de amassamento, deslizamento e pinçamento de terapia, ajuda a modelar corpo e a reduzir medidas.

Drenagem linfática: uma ótima opção para quem não consegue se exercitar regularmente. A utilização de movimentos lentos no sentido certo torna essa massagem campeão quando o assunto é reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos e eliminar toxinas da nossa circulação sanguínea. Além disso, a drenagem linfática ajuda a combater a celulite e ansiedade.

Estudo sobre os efeitos da massagem na perda de gordura e emagrecimento

Um estudo publicado no JEADV, mostrou que através da massagem, foi possível obter uma redução de medida de 2mm na cintura dos participantes. Em um segundo estudo , mulheres na pós-menopausa obtiveram uma diminuição na gordura abdominal e na circunferência da cintura com 6 semanas de massagem e com uso da aromaterapia.

Apesar da perda de gordura ter sido mínima, foi o suficiente para comprovar a eficiência da massagem na redução de medidas.

Link da pesquisa aqui. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1468-3083.2009.03355.x

Benefícios indiretos da massagem na queima de gordura

Como já vimos, a massagem é uma ótima aliada quando o assunto é redução de medidas. Pórém, também vimos que ela não é o agente principal desta batalha e acaba sendo uma poderosa ferramenta para preparar o nosso organismo para suportar treinos e dietas.

Uma das maneiras que a massagem ajuda na perda de peso é atuando na recuperação pós-treino. Aquela dor nas pernas pós corrida ou pedalada poder ser aliviada com uma boa massagem.

Além disso, como sabemos, uma boa noite de sono é essencial para recuperação muscular e dar ânimo para mis um dia de treino. E novamente a massagem pode atuar com excelência para relaxar e lhe permitir uma melhora na qualidade do sono. Isso porque a massagem diminui o cortisol que é responsável pela insônia.

A insônia crônica causa fadiga extrema e problemas de concentração e pode afetar adversamente o humor e o bem-estar de uma pessoa.